sexta-feira, novembro 24, 2006

Calça social e tênis

Cabelos grisalhos. Olhos marcados pelos anos, mas vivos como os de uma criança. Uma voz doce que, ao mesmo tempo em que passa a sabedoria que a vida dá, convida, tal qual um contador de histórias, a permanecer atento a cada palavra, a cada pensamento.
Poderia ser apenas um senhor qualquer, um professor querido pela forma com que trata cada assunto, com que olha cada aluno; mas havia algo mais. Alguma coisa que me prendia àquela figura, uma sensação magnética.
Os pés. Não, não sou podófila. Era o que vestia os pés que me chamou a atenção, um par de tênis. Pode parecer bobagem, mas não há nada mais gracioso que a combinação feita pelos nossos velhinhos deste artigo “esportivo” com as formais calças sociais.
Uma figura única. Cheia de significados e que atende pelo nome de Cyl Gallindo; muitos podem não conhecer, mas se trata de um jornalista-poeta do Recife que, alguns anos atrás, após uma conversa amistosa, fez confirmar em uma jovem adolescente a paixão pela profissão que lida com as palavras, com o público.
Tudo começou numa caminhada rua abaixo após a aula do referido professor. Eu, minha irmã e uma amiga rumávamos para o centro da cidade quando vimos uma pessoa conhecida à nossa frente. Aqueles tênis!
Naquela euforia juvenil, mistura de curiosidade e medo, resolvemos enfim abordá-lo para um “papo”; algo que fizesse crescer ainda mais a admiração que sentíamos por ele.
Para nossa felicidade, a recepção àquele inusitado encontro não poderia ser melhor. O gentil professor alegrou-se com o reconhecimento e convidou-nos para um sorvete.
A sorveteria, a mais popular da cidade, com grandes janelas, mesinhas quadradas com cadeiras, um aquário e um freezer de exposição de sorvetes em formato de “L”, que exibia uma gama deliciosa de sabores, coberturas e condimentos, foi o cenário perfeito para aquela conversa entre “recém-amigos”.
No início fomos todos nos servir da sobremesa gelada, um ótimo pedido para um dia tão quente. Porém, no momento em que fomos pagar, Cyl irritou-se, dizendo que ele havia convidado e por isso, como todo bom cavalheiro, pagaria os gelatos.
Todos a postos com seus respectivos sorvetes, começamos o nosso “papo”. Primeiro o mestre estava curioso para saber como encarávamos sua aula, se estava satisfatória, se tínhamos queixas. Logo após perguntou-nos o porquê de participarmos daquela maratona de conhecimento e de como era a vida em São José do Rio Pardo (SP).
Feitas as devidas apresentações, tanto nossas como a dele, também nos incumbimos de alvejá-lo de perguntas sobre sua vida, profissão e sobre “sua Recife”, que descobrimos ser, segundo ele, uma linda cidade.
Naquele clima de amizade, risadas e boas histórias, resolvi contar a ele minha intenção de seguir o jornalismo, profissão pela qual ele nutre imensa paixão, e à qual dedicou sua vida: às palavras e às pessoas.
Muito me alegrou a descoberta da felicidade que essa revelação proporcionou a ele. Meu futuro colega. Que, de imediato, tratou de incentivar-me ao máximo a seguir meu sonho profissional, a lançar-me de cabeça nessa “aventura”. Era a confirmação de que eu precisava. Segui em frente.
Infelizmente perdemos contato. Mas hoje, já na universidade, resolvi procurar meu “velho amigo” e não amigo velho, já que sua alma de poeta é como a das crianças. Via internet consegui um contato, um e-mail. Contente com a possibilidade de ter notícias de Cyl Gallindo novamente, escrevi a ele, sem esperar resposta.
A resposta veio. Rapidamente e inesperadamente. Agora o contato será constante, e querido por ambos. Existem pessoas que marcam nossas vidas para o bem; Cyl é uma delas.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

bom, eu nao sou jornalista mt menos sei escrever como vc para comentar seus textos, mas esse foi o q mais me chamou atenção pq estou incluida nele...
e nao existe melhor descrição do q dada a vc a esse espisodio, nem eu lembrava os detalhes como vc, pareceu q eu estava revivendo o momento enquanto lia esse texto...

sempre achei q vc tinha jeito p ser jornalista mas apos ler seus textos eu confirmei isso....

vc sabe que eu torço demais para vc e estou aki p o q vc precisar mesmo longe!!

te amo mt, saudades ... grande beijo!!

3:23 PM  
Blogger Unknown said...

desculpa, dada por vc...hehe vi agora meu erro

3:24 PM  

Postar um comentário

<< Home