quinta-feira, julho 06, 2006

Abaixo os doutrinadores!!!

É impossível vivermos sem, ao menos uma vez, nos depararmos com um doutrinador. Aquele que com tamanha prepotência e arrogância se julga detentor de toda a sabedoria produzida no mundo e que, pior, nos julga seus discípulos.
Discípulos não, seria querer demais, seguidores cegos, que acatam a cada palavra sem ao menos pestanejar.
Essas pessoas dispertam em mim um sentido de alerta e ao mesmo tempo de ânsia, ânsia sim, nojo do que estão tentando fazer, uma lavagem cerebral, "produzir" mentes que não consigam tirar suas próprias conclusões, que não amadurecem, permanecendo sempre numa infância submissa, que implorem por uma "gota de tal conhecimento".
É realmente ultrajante ser um ser com opiniões e virtudes próprias e se deparar com um desses, que se julga educador sem mesmo saber o que significa tal termo tão nobre.
Educador, é aquele que ensina a percorrer o caminho e não o conduz a força a ele, que está sempre aberto a discussão e pronto para aprender com seus alunos.
Pobre dos doutrinadores, é muito fácil desmoralizá-los. Basta ter argumentos fortes que se contrastem com os pseudo-argumentos deles e que os façam assim perder o rumo, gaguejar ou, como acontece na maioria dos casos, apelarem para a enrolação, para a mudança de assunto, a fim de se sentirem menos ignóbeis.
Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com esse ser? E que se sinta um privilegiado por não ter seus ouvidos alvejados com tantas asneiras e informações muitas vezes preconceituosas e tendenciosas.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Esse texto me lembrou alguém... Só não consigo lembrar quem. Deixa eu pensar... Acho que é o... Não, acho que não. Será? Até parece... Não sei. Vou chutar! Posso??? Lá vai: é o Jabor!!! Não??? É o Mainardi!!!! Também não??? Ah... Já sei!!! Já sei!!!! É o Jô Soares!!!!!!

10:53 PM  

Postar um comentário

<< Home