segunda-feira, janeiro 30, 2006

Infindo recomeço

Renovação. Mecanismo pelo qual garante-se o melhoramento da espécie, evolução dessa que, segundo Darwin, é proporcionada por uma seleção natural baseada em aptidões que garantam a sobrevivência e que, muitas vezes, advêm de mutações aleatórias.
A gestação exemplifica perfeitamente o ideal renovador pois trata-se do nascimento de uma nova vida a partir de transformações e especializações sofridas por um conjunto celular uniforme.
Por muitos séculos busca-se resposta para a pergunta que atormenta a todos: de onde viemos? Esquece-se contudo que o mais importante não é a origem e sim a finalidade deste dom, a vida.
Vida que se traduz em aprendizado e que, portanto, necessita de fontes de sabedoria que são, certamente, encontradas nos ancestrais. Lembranças e experiências vividas compõem tal "bagagem", a qual nos é transmitida a fim de facilitar nossa estada ( ou passagem) por este mundo.
Assim, devemos nos espelhar na cultura oriental que valoriza os "mestres da vida", pois sabe que advêm deles não as respostas, mas sim as perguntas certas que nos levarão a progredir e recomeçar tal ciclo de renovação.