terça-feira, junho 19, 2007

Entrevista: Marisa, serviços gerais (abril/2007)

Todos os dias, os alunos do jornalismo da UFSC vagam pelos corredores sem ao menos prestar-lhe atenção. Alguns, porém, com um leve sorriso no rosto a cumprimentam, “Bom dia!”.
Acabam por pensar nela apenas quando algo está fora do lugar, não há papel no banheiro ou a caneta insiste em não sair da lousa branca. Chamam-na, assim, e ela atende prontamente.
Marisa, jovem e bonita, não aparenta os quatro filhos que tem (o garoto, já adolescente), simpática, ela considera seu trabalho nos serviços gerais, algo tranqüilo, que realiza desde exatos três anos e três meses.
Vinda de Lages, Marisa Aparecida de Souza Capistrana (revelou não saber a origem de tal sobrenome) mudou-se para Florianópolis para ajudar a irmã com o bebê que acabara de ter. Assim, logo se tornou babá de outras crianças e se estabeleceu em definitivo na capital, com seu marido e filhos.
“Mas como veio parar na UFSC?”, indaguei. Marisa calmamente me explicou que fora uma amiga que a indicara para o trabalho e que, desde então, é feliz com o mesmo, pois tem um horário flexível, o que lhe facilita acudir caso qualquer imprevisto aconteça com seus filhos.
Balconista de padaria. Sim, essa é a função que ela mais gostou de exercer. Assim, lidava diretamente com as pessoas, conversava com elas. Marisa disse que só deixaria seu trabalho na UFSC por este emprego.
Seu hobby é ouvir música, inclusive enquanto trabalha. Gosta de dançar também. Contudo, diz preferir ficar em casa com a família nos fins de semana, já que, de segunda a sexta-feira, não possui tanto tempo para dedicar a ela.
Vendo-a tão nova, e com tamanha simpatia, perguntei sobre as relações de trabalho com os outros funcionários da UFSC, amizades, paqueras. Um tanto tímida, Marisa revelou, “sou casada, mas de vez em quando levo algumas cantadas”. Como reage a isso? “Deixo claro que é só amizade.”
É preciso prestar mais atenção, Marisa é uma pessoa fascinante, muitos passam por ela, poucos a notam. Notei-a, e espero, agora, tê-la como uma amiga. Conselho, faça o mesmo; conheça-a.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Incrível capacidade de observação Fênix. Interação com o agora. Com o que está em volta no presente. Parabéns, poucos tem essa capacidade. Vc tem asas mas tem os pés no chão tb.
Dragão 11/04/2022.

6:51 AM  

Postar um comentário

<< Home